top of page

Como estudar para FCC?

O concurseiro que quer passar não se deve dar o luxo de fazer provas apenas de uma banca, porque gosta mais dela ou porque se deu mal em outra. Podemos escolher órgãos para fazer concurso, mas quem escolhe a Banca Examinadora é a órgão público e não nós. Portanto, a nós concurseiros, o que resta é estudar da maneira correta e direcionada para obtermos êxito em quaisquer que sejam as bancas. Assim que comecei a fazer concursos eu gostava mais das provas da FCC. Cheguei a dizer para mim que só faria concurso desta banca. Mas pra minha surpresa a maioria dos concursos que abriu na época eram do CESPE. Não tive escolha, ou ficava estudando e esperando provas da FCC ou caia em campo e começava a fazer provas de outras bancas.


Muitas pessoas criticam a FCC, dizem que é a Fundação Copiou Colou. Se você sabe que a banca é copiou colou, por que então não copia e cola também? Para passar vale o esforço. Vou relatar como estudava para as provas da Fundação Carlos Chagas. Primeiramente é preciso entender que, seja qual for o concurso, o conhecimento literal da lei é fundamental. Quem estuda para concursos maiores, como Magistratura e Ministério Público, deve ter além da literalidade da lei um aprofundamento maior na doutrina e jurisprudência, mas a lei nunca pode ser esquecida.


Quando estudo para provas da FCC faço basicamente:

- Leitura periódica das leis;

- Resumo das leis e tabela de prazos;

- Reviso constantemente os resumos e as tabelas;

- Uso material do pontodosconcursos, pois é completo e já vem direcionado para o concurso que irei prestar; e

- MUITOS EXERCÍCIOS da banca.


Para ter acesso as leis atualizadas: http://www2.planalto.gov.br/presidencia/legislacao

Faço sempre rateios com amigos, daí economizo bastante na compra dos cursos.

Para fazer exercícios utilizo duas ferramentas:

A vantagem da primeira ferramenta é que pode ser usada offline, ou seja, não preciso estar acessado à internet. Já a segunda tem como ponto positivo os comentários que outros concurseiros fazem nas questões, porém tenho que estar conectado à internet. Com isso estou ao mesmo tempo exercitando e aprendendo sempre mais coisas.​


O que escrevi aqui pode ser adaptado ao estudo de outras bancas e serve tanto para concursos de nível médio como também para nível superior. A diferença é que a FCC tem o enfoque muito grande na literalidade da lei, por isso é muito importante a leitura da lei juntamente com a resolução de exercícios da banca para simularmos como será a prova e como a banca cobrará seu assunto. Tem coisas que lemos e não sabemos se devemos apenas ler ou decorar, na dúvida decore. Temos sempre que nos preparar com sobra, para não termos nenhuma surpresa na hora da prova. Aí está a importância de resolvermos muitos exercícios da banca que iremos prestar concurso. Pois se resolvemos uma questão em que ela cobrou um detalhe muito traiçoeiro, por que então não cobraria de novo? Além de uma autoavaliação os exercícios nos ajudam na mudança de foco no assunto, isso para nos adaptar melhor a forma como seremos avaliados.


Portanto, essa foi o metodologia como estudava para os concursos. Se deu certo comigo pode dar com você.

Bons Estudos!


Kalebe Dionísio

Fui Aprovado

Postagens em Destaque

Postagens Recentes

Pesquisa por tags

Siga-nos

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Classic
  • YouTube Classic
  • Twitter Classic
Guia Prático para Passar em Concurso Público em 1 Ano
bottom of page