Especialistas ensinam a conciliar os estudos com jogos da Copa

8-Jun-2014

Eles aconselham que candidatos criem cronograma com horas de preparação e de partidas

 

Rio - Toda vez que se aproxima um feriado prolongado ou datas festivas como Réveillon, Carnaval e Semana Santa, o candidato se questiona se deve ou não interromper os estudos. E o que dizer de uma Copa do Mundo, que além de durar um mês inteiro será sediada em nosso país? Questionamentos sobre qual decisão tomar são muitos. Como conciliar este momento com os preparativos? É possível fazer uma pausa? Não assistir aos jogos? Vale acompanhar as partidas com os amigos? 

 

Para Giuliano Menezes, professor do curso online Agora Eu Passo, o bom senso deve prevalecer. “É impossível ficar distante desta atmosfera de Mundial. Não é possível se isolar 100%”, avalia. Por outro lado, o especialista pondera que o candidato não deve suspender totalmente sua preparação até o fim da competição.

 

Não perder o foco

 

Professor do Universo do Concurso Público, Arenildo Santos ressalta que o mundo dos concursos públicos é muito estressante, sendo importante que o candidato faça pequenas pausas em sua rotina de estudos. “A Copa do Mundo no Brasil é uma boa oportunidade para isso. O sentimento de brasilidade aflora, sobretudo na hora dos jogos de nossa seleção, dificultando ou mesmo impedindo a concentração nos estudos. É importante que o candidato ‘curta’ esses momentos sem culpa. Só não pode perder o foco”, observa.

 

Fernando Bentes, diretor do site Questões de Concursos, aconselha o aluno fazer um cronograma de estudo e de jogos. Ele deve alternar a convivência com a família e amigos, que organizam festas durante as partidas e, ao mesmo tempo, reservar os dias e horários que poderá se dedicar aos livros: “Sendo, assim, poderá aproveitar bem o Mundial, sem perder o foco nos concursos.” 

 

Estudando para o concurso do INSS, Christiano Monteiro, 41 anos, aluno do site Questões de Concursos, diz que não vai parar para ver os jogos. “Irei focar mais ainda nos estudos. Daqui a pouco o edital sai e esse tempo estará perdido se eu não usá-lo ao máximo. Na próxima Copa, quero estar com estabilidade e dinheiro no bolso. Assim, poderei viajar para o país-sede da próxima competição, com a minha família, assistir aos jogos e ainda aproveitar uma super viagem”, avalia o concurseiro.

 

Abrir mão do futebol

 

Diretor pedagógico da Academia do Concurso, Paulo Estrella diz que o candidato deve esquecer um pouco a Copa e intensificar ao máximo os estudos se a prova estiver próxima ou o concurso com edital já publicado. “Mesmo assim, não há necessidade de deixar de assistir a todas as partidas”, avalia.

 

“A principal dica é fazer um planejamento específico para os dias dos jogos, com a elaboração de calendário, com a divisão diária dos horários de estudos e as matérias que serão estudadas”, orienta o especialista em concursos da editora Método, Rafael Rezende.

 

Fábio Ramos, professor de Direito Constitucional da Academia do Concurso, alerta aquele concurseiro amante do futebol. “Lembre-se que quando optamos pelo concurso temos que renunciar a algumas coisas. Por isso, assista apenas aos principais jogos. Assim não se perde o foco”, aconselha Ramos.

 

HENRIQUE MORAES

Please reload

Postagens em Destaque

Você está interessado ou comprometido?

14-Mar-2017

1/5
Please reload

Postagens Recentes

Please reload

Pesquisa por tags

Please reload

Siga-nos

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Classic
  • YouTube Classic
  • Twitter Classic
Guia Prático para Passar em Concurso Público em 1 Ano

Approved Empreendimentos Digitais

CNPJ: 26.835.989/0001-­47

Suporte: contato@fuiaprovado.com

Termos de Uso  |  Política de Privacidade