Davis Lopes Corrêa

29 de Fevereiro de 2016

IDADE: 37 anos.

FORMAÇÃO: Graduação em Engenharia Florestal e Pós-Graduação em Gestão Pública.

QUANTOS CONCURSOS JÁ REALIZOU:  28 concursos.

CARGO QUE OCUPA: Técnico Judiciário do TJPE.

OBJETIVO FINAL NA CARREIRA PÚBLICA: Analista Judiciário do TJPE.

Por que resolveu fazer concursos?

 

Primeiro veio aquela ideia de estabilidade no emprego, depois a procura por um cargo que tivesse uma boa remuneração e depois porque eu já estava saturado de trabalhar em empresa privada e por isso queria um emprego que me desse mais segurança, dinheiro para fazer as coisas que gosto de fazer e ter mais tempo com a família, sair com os amigos, namorar e viajar.

 

A minha vida era muita limitada quando trabalhava em empresa privada, quando chegava no final do mês mal sobrava dinheiro para sair com os amigos e muito menos para namorar. Mesmo assim, tive o privilégio de só trabalhar 6h por dia nessas empresas e aproveitava o restante do tempo para me dedicar aos concursos, a partir desse momento, além da falta de dinheiro, faltava também tempo para os momentos de lazer. Resumindo, queria estabilidade no emprego, boa remuneração e tempo para fazer as coisas que mais gosto de fazer.

 

 

Fale um pouco de sua trajetória nos concursos públicos:

 

Desde a época em que entrei na UFRPE em 1997 eu já tinha essa vontade de fazer concurso público, pois logo no segundo ano do curso de Engenharia Florestal fiz o meu primeiro concurso público para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, mas não obtive êxito. 

 

Então continuei me dedicando a minha graduação, mas sempre com o pensamento de que quando me formasse focaria na carreira de concurseiro, posso assim chamar, pois hoje a preparação para a maratona de concursos públicos já virou profissão.

 

No último ano de minha graduação fiz dois concursos públicos, um para o IBAMA e o outro para a CPRH, porém não fui bem-sucedido. Até então, não tinha tido uma boa preparação para os concursos e foi só no ano seguinte de minha formatura em 2003, que posso assim dizer, que começou a minha carreira de concurseiro, por isso considero que a minha trajetória nos concursos públicos começou em 2003.

 

No mesmo ano consegui o meu primeiro emprego como operador de telemarketing, mas como só trabalhava 6h por dia dava para conciliar com a preparação para os concursos, os anos foram passando e só no ano de 2006 que conquistei a tão sonhada aprovação, fui aprovado no concurso público da Prefeitura de Paulista do Estado de Pernambuco.

 

Nesse período de preparação em 2003 até a minha primeira aprovação foram 8 concursos realizados. Continuei a minha trajetória até a minha segunda aprovação em 2008 para a Secretaria de Educação de Pernambuco, logo após esse período confesso que dei uma relaxada nos estudos, mesmo assim continuei estudando e fazendo outros concursos sem êxito.

 

Então considero que o meu período de preparação se deu em torno de 5 anos. Mas o melhor ainda estava por vir, foi então que fui nomeado em 2010 para o concurso do Tribunal de Justiça de Pernambuco, um concurso que havia feito em 2007, ficando fora da lista de aprovados, mas dentro do cadastro de reserva, emprego pelo qual estou até hoje. Foram ao todo 28 concursos públicos nessa minha trajetória de concurseiro e 3 aprovações.

 

 

Qual a sua metodologia de estudo?

 

O primeiro passo chama-se cronograma de estudo, pois toda preparação exige um planejamento, todavia aprendi que antes de começar qualquer projeto deve-se fazer um planejamento. Esse cronograma deve-se ajustar as condições físicas e emocionais de cada um, pois existem pessoas que têm mais tempo de estudo com relação a outras pessoas e também existem aquelas que assimilam o conteúdo das matérias com mais facilidade. Então é importante que se faça um cronograma que se adeque melhor com a realidade de cada concurseiro.

 

O próximo passo é resolver provas de certames anteriores, uma estratégia que tem sido muito eficaz para mim, depois desenvolvi outros métodos que deram certo, como gravar e minha própria explicação enquanto estudava, para depois ouvir no dia, no horário e no lugar que eu desejasse.

 

Também utilizava apostilas juntamente com outras fontes de estudo, pois não devemos considerar a apostila como material exclusivo, apenas considerar como material de apoio, utilizei também áudio-aulas e vídeo-aulas e outras fontes que fui aperfeiçoando no decorrer dos anos em que me preparei para os concursos públicos.

 

Maiores detalhes sobre a minha metodologia de estudo poderão ser encontrados no meu E-book sobre concurso público e empreendedorismo, que desenvolvi em setembro de 2015, pois após a minha carreira de concurseiro passei a me dedicar a carreira de Coach de concurso público.

 

 

Algumas dicas e conselhos que você acha interessante para quem está se preparando para um concurso público:

Coincidentemente o meu E-book é intitulado como “Concurso Público – aprenda as 10 dicas básicas para a aprovação em concurso público + capítulo BÔNUS sobre empreendedorismo, são 36 páginas com 2 capítulos, um capítulo sobre concurso público e o outro sobre empreendedorismo e cada capítulo com 10 SUPER DICAS.

 

Uma dica fundamental que pode ser encarada também como um conselho, é o tempo, devemos dá valor a cada minuto de estudo, pois esse tempo perdido nunca será recuperado e tempo perdido para nós é tempo ganho para o nosso concorrente.

 

Saber todos os detalhes do edital é outra dica, fazer um curso preparatório presencial, EAD e o curso do Kalebe Dionísio o “Guia Prático para Passar em Concurso Público em 1 Ano”, outra grande alternativa de estudo.

 

Outras dicas valiosas poderão ser encontradas no meu E-book disponível no meu site: www.estudaratepassar.com.br.  

 

Deixo o link para acesso da versão demo inteiramente GRÁTIS do meu E-book: http://concurseiroempreendedor.estudaratepassar.com.br/e-book-concurso-publico-11/ ou se preferir pode me mandar um e-mail pedindo a versão demo que terei o maior prazer em compartilhar com você amigo concurseiro.

 

Um conselho de ouro para finalizar: nunca desista de seus sonhos, ESTUDE ATÉ PASSAR e quando se tornar um servidor público, não caia na rotina, diversifique, seja também um empreendedor, busque novas formas de aperfeiçoar os seus conhecimentos, aprenda coisas novas, EVOLUA e seja sempre GRATO a Deus.

Approved Empreendimentos Digitais

CNPJ: 26.835.989/0001-­47

Suporte: contato@fuiaprovado.com

Termos de Uso  |  Política de Privacidade