Raíssa Lima Onofre

08 de Março de 2015

IDADE: 27 anos.

FORMAÇÃO: Mestranda em Jornalismo (UFPB).

QUANTOS CONCURSOS JÁ REALIZOU:  de 20 a 25.

CARGO QUE OCUPA: Técnico Administrativo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

OBJETIVO FINAL NA CARREIRA PÚBLICA:  ser jornalista de algum órgão federal (em João Pessoa ou próximo) e lecionar.

Por que resolveu fazer concursos?

 

De modo geral, o setor privado em João Pessoa não paga muito bem. Para mim, concurso público era a possibilidade de ter estabilidade e salários compatíveis com a função exercida.

 

Também tive muita influência de minha irmã e amigas que já estudavam para concurso. Vi os frutos colhidos por elas e acabei me animando para entrar no mundo dos concurseiros.

 

Fale um pouco de sua trajetória nos concursos públicos:

 

Fiz duas graduações (Jornalismo e Relações Internacionais), o que me deixava sem tempo para concursos. No fim dos cursos, comecei a fazer alguns concursos, mas só consegui focar bem nessa área depois de formada (respectivamente, 2010 e 2011).

 

Comecei fazendo provas de jornalismo, mas existem poucas vagas, então achei melhor ampliar o leque e fazer para a parte administrativa também. Fiquei várias vezes na trave.

 

No início, isso me animou bastante, mas depois fui desanimando porque sempre faltava uma ou duas questões para ficar dentro das vagas.

 

Depois de um tempo, comecei a receber as convocações tão esperadas, algumas inclusive aguardando decisão da Justiça. Em janeiro de 2013, fui nomeada para o Governo da Paraíba, sendo lotada na Secretaria de Comunicação.

 

Em dezembro de 2014, fui chamada para a UFCG e UFPB no mesmo dia (esperava há anos essas nomeações) e para a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

 

Neste último, a nomeação foi para jornalista, mas minha lotação foi no Maranhão, por isso optei em ficar na UFPB, perto de casa, pedindo fim de fila na EBC (voltei para o cadastro de reserva).

 

Qual a sua metodologia de estudo?

 

Estudo por videoaulas, PDFs, livros... um pouco de cada, sempre intercalando com resolução de questões.  

 

 

Algumas dicas e conselhos que você acha interessante para quem está se preparando para um concurso público:

Não desanime e sempre tenha um foco. Às vezes, a tão sonhada nomeação demora, por isso é importante persistir e acreditar que sua hora vai chegar.

Approved Empreendimentos Digitais

CNPJ: 26.835.989/0001-­47

Suporte: contato@fuiaprovado.com

Termos de Uso  |  Política de Privacidade