Sandro Onofre Cavalcante

31 de Janeiro de 2016

IDADE: 41 anos.

FORMAÇÃO: Licenciado em Geografia (UEPB) e Matemática (UFPB).

QUANTOS CONCURSOS JÁ REALIZOU:  19 concursos.

CARGO QUE OCUPA: Professor de Matemática e Gestão Ambiental.

OBJETIVO FINAL NA CARREIRA PÚBLICA: Professor Universitário.

Por que resolveu fazer concursos?

 

No Brasil concurso é relativamente fácil, pois há regras e temos que cumprir essas regras para conseguir oportunidade de melhorar de vida. Os meus objetivos sempre foram ter uma estabilidade econômica. Foi realizando os concursos públicos e obtivem experiências a cada passo errado ou certo. Mas as metas nunca era desistir e ser aprovado a todo custo.

 

 

Fale um pouco de sua trajetória nos concursos públicos:

 

Já que a politica social começava a cobrar que todos necessitavam fazer concurso para ter uma estabilidade financeira. Daí foi necessário abrir não de tudo e tentar ser aprovado em um concurso público.

 

Incansavelmente tentei muitos concursos sem conseguir êxitos. Viajei para Pernambuco em busca de concursos, pois eu moro na Paraíba, porém fui reprovado. Na Bahia tentei também um concurso dormindo na guarita da Policia Militar que entendeu a minha situação e ofereceu o lugar enquanto eu fizesse a prova. Nesses concursos não consegui ser aprovado.

 

Fui aprovado em 2006 para professor de Geografia do Estado da Paraíba, onde sou professor dessa instituição e também do Rio Grande do Norte (Não trabalho), bem como de algumas cidades como Pilões-PB, onde sou professor de Matemática.

 

Escrevi um livro A Importância da motivação para estudar. Baseado no esforço da busca para ser aprovados. No livro há exemplos como o meu que levou tempo para ser aprovado em concurso. 

 

 

Algumas dicas e conselhos que você acha interessante para quem está se preparando para um concurso público:

Todas as vezes que eu pensava em desistir, lembrava-me dos contracheques, das pessoas que eram próximas. Sempre motivei os meus alunos com meus exemplos e com filmes que produzam na vida deles influência na autoestima deles. Hoje tenho uma família com uma casa razoável e com um carro na garagem. É gratificante estudar e tenho que compartilhar essa felicidade com todos que querem estudar.

 

E nesse contexto eu criei uma frase de automotivação para estudar, hoje a utilizo para motivar os meus alunos: “Se pergunte, o que eu sei fazer? Se a resposta for nada. O que resta? Estudar”.  Posso concluir que muitas vezes fui abatido e triturado pela vida, mas sei agora que tudo cooperou para o que sou hoje, perante a sociedade e, principalmente na minha família. Agradeço por tudo que tenho conseguido e que isso sirva de exemplos para que as novas gerações nunca desistam de seus sonhos.

 

As dicas São: 

 

  • Estude sozinho e em grupo.

  • Estude com exercícios comentados e também leia muito.

  • Pratique exercício de provas anteriores da banca do concurso.

  • Faça muitas provas de concursos, pois a cada passo você vai obtendo experiências e há casos de questões iguais ou parecidas.

  • É importante ter uma meta.

  • Nunca desista, pois você vai ser arrepender-se depois.

  • Estude pelo menos 6 horas em média.

  • Atualize-se sempre. É importante ter uma ideia das questões que estão sendo aplicadas nos concursos.

  • Faça cursinho se possível ou pegue o material desses cursinhos para analises e estudos.

  • Lembre-se a fila anda e sua vez vai chegar, portanto fique na fila.

 

É importante sempre entregar seu esforço a Deus.

Approved Empreendimentos Digitais

CNPJ: 26.835.989/0001-­47

Suporte: contato@fuiaprovado.com

Termos de Uso  |  Política de Privacidade