Lauro Campos Olinda

05 de Outubro de 2013

IDADE: 23 anos.

FORMAÇÃO: Bacharel em Direito (UFC).

QUANTOS CONCURSOS JÁ REALIZOU: somente o que passei.

CARGO QUE OCUPA: Analista Tributário da Receita Federal do Brasil (ATRFB).

OBJETIVO FINAL NA CARREIRA PÚBLICA: Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil (AFRFB).

Por que resolveu fazer concursos?

 

Boa remuneração e aptidão para laborar com comércio internacional.

 

Fale um pouco de sua trajetória nos concursos públicos:

 

Decidi estudar para concursos em maio de 2012, tendo iniciado efetivamente a estudar no dia 26 de maio de 2012. Desde o começo, decidi prestar concursos para a RFB, iniciando pelo cargo de ATRFB, visto que as provas para AF e AT seriam realizadas no mesmo dia. Um mês e meio após ter iniciado meus estudos, saiu o edital do concurso, cuja prova ficou marcada para dia 23 de setembro de 2012. Passei nesse concurso em 21º colocado. 

 

Qual a sua metodologia de estudo?

 

Diferentemente dos demais concurseiros, eu focava diariamente em apenas uma matéria. Por exemplo, segunda estudava legislação aduaneira, terça estudava tributário, etc. As matérias de cálculo eram estudadas na sexta-feira, quanto eu tinha menor poder de concentração. Como sempre fui bom em cálculos, necessitava de menor concentração para apreender o conteúdo de contabilidade e raciocínio lógico. Ademais, como sempre fui bom aluno em português e já falava inglês, deixei essas duas disciplinas de lado.

 

 

Algumas dicas e conselhos que você acha interessante para quem está se preparando para um concurso público:

1. Focar nas matérias com maior número de questões e peso nas provas;

2. Estudar focado apenas para um concurso e buscar um cargo que lhe interesse não apenas pela remuneração, pois assim você tem maior poder de dedicação;

3. Não sacrifique seu final de semana completo. Eu sempre tirei o sábado para me divertir e o domingo para descansar, pois assim estudava com todo afinco durante a semana, evitando o desgaste mental.

4. Nunca acredite em pessoas que aferem o conhecimento pela quantidade de horas estudadas. O importante é buscar compreender o conteúdo, interpretando a lei e entendendo o sentido dela, otimizando seu aprendizado!

 

Approved Empreendimentos Digitais

CNPJ: 26.835.989/0001-­47

Suporte: contato@fuiaprovado.com

Termos de Uso  |  Política de Privacidade