Pietro Frazon Nogueira dos Santos 

31 de Dezembro de 2015

IDADE: 23 anos.

FORMAÇÃO: Bacharel em Engenharia de Produção pela FASB.

QUANTOS CONCURSOS JÁ REALIZOU:  11 concursos.

CARGO QUE OCUPA: Técnico Judiciário – Área Administrativa do TRT 5ª Região.

OBJETIVO FINAL NA CARREIRA PÚBLICA: Auditor Fiscal da Receita Federal.

Por que resolveu fazer concursos?

 

Eu vi nos estudos a oportunidade de melhorar de vida, de conseguir vencer e alcançar os meus objetivos.

 

Identifiquei nos concursos públicos a possibilidade de ser bem-sucedido através do meu mérito, do meu esforço.

 

Ter um bom cargo, ​boa remuneração, estabilidade e qualidade de vida, foram fatores que contaram bastante!

 

 

Fale um pouco de sua trajetória nos concursos públicos:

 

Prestei a minha primeira prova de concurso no ano de 2009, sem noção nenhuma de onde queria chegar, como fazer para conseguir o meu lugar na esfera pública, não sabia sequer o que era um edital.

 

Lembro-me que à época havia a exigência de transcrever a resposta para o gabarito com caneta esferográfica preta, mas não me atentei e levei uma azul (tive que pegar emprestado com um colega). Perceba o nível de preparação que eu tinha à época, era o início de uma jornada.

 

Ao todo prestei 11 provas de concursos, e gradativamente fui obtendo sucesso, conseguindo ser aprovado, porém faltava alguma coisa para alcançar o que desejava.

 

Apenas quando resolvi assumir o controle da minha vida e mudar de atitude drasticamente, focar e dedicar meus esforços para conseguir a aprovação, é que obtive resultados expressivos.

 

Pensei em desistir, mas voltei com toda a força e determinação, persisti e conquistei a minha vitória. Fui nomeado em 2015 para o cargo que atualmente ocupo, e continuo buscando o meu lugar ao Sol.

 

 

Algumas dicas e conselhos que você acha interessante para quem está se preparando para um concurso público:

Utilizo uma forma cíclica de estudos baseada em resolução de questões, resumos, vídeo aulas e revisões periódicas.

 

No meu ciclo de estudos estou sempre em contato com as matérias voltadas para o cargo que desejo, com intervalos de no máximo 2, 5 horas entre as disciplinas estudadas, mesclando matérias de humanas e exatas afim de adaptar o cérebro a mudanças de ambiente, aumentar a capacidade de absorção de conteúdo.

 

Estudo a teoria da matéria em uma oportunidade, respondendo as questões apenas na próxima vez que tiver contato com ela. Isso me ajuda a diminuir distorções de desempenho provocadas pelo fato de o conteúdo estar muito fresco na cabeça. Sem contar que, dessa forma, acabo revisando o assunto!

 

Antes do edital, estudo a média de disciplinas cobradas em concursos anteriores, após o edital adapto as matérias de acordo a minha dificuldade, o peso atribuído e a quantidade de questões a serem cobradas.

 

Gosto da ideia de estudar o tempo todo, não esperar horas cheias ou situações ideais para revisar as matérias. No trânsito, no intervalo do almoço, na academia ouvindo aulas gravadas. O tempo de estudo é o tempo que se tem. É preciso muita garra e disciplina.

​​

​Escolha um foco, um leque de concursos com editais parecidos e siga o plano com destreza. Persista nos seus objetivos e não se abata com reprovações, elas são normais ao longo da jornada. Você só precisa ser aprovado uma vez para mudar todo o curso de sua história. É preciso dar atenção especial à resolução de questões da banca organizadora do concurso que você deseja prestar, realizar leitura de letras de lei, resumos ou apostilas direcionadas e atualizadas, além de informativos de jurisprudência específicos para a área.

 

Penso que obras doutrinárias devem ficar em segundo plano, precisamos ser práticos. Não se esqueça da parte dissertativa, ela faz toda a diferença na sua aprovação.

 

Busque temas anteriores cobrados para a sua prova, reserve um tempo semanal para fazer as dissertações voltadas para os referidos temas, procure se adaptar à forma como a banca pontua as redações dos candidatos, treine bastante, cada vez em menos tempo. Na hora da prova fará toda a diferença.

 

Um grande abraço, vamos seguir nossos objetivos com afinco, espero ver o seu nome no Diário Oficial em breve!

Approved Empreendimentos Digitais

CNPJ: 26.835.989/0001-­47

Suporte: contato@fuiaprovado.com

Termos de Uso  |  Política de Privacidade