Lilyanne de Oliveira Valério

18 de Fevereiro de 2013

IDADE: 25 anos.
FORMAÇÃO: 
concluinte de MEDICINA na UFPB.
QUANTOS CONCURSOS JÁ REALIZOU: 1 concurso.
CARGO QUE OCUPA: 
Técnico administrativo do MPU.
OBJETIVO FINAL NA CARREIRA PÚBLICA: ser médica concursada de algum bom órgão federal e professora universitária federal.

Por que resolveu fazer concursos?

 

Eu estava no nono período do meu curso universitário quando decidi fazer meu primeiro e único concurso público de carreira. Eu começara a decidir os rumos que tomaria após formada, e havia escolhido não seguir o rumo habitual dos médicos recém-formados: plantões. Ao mesmo tempo meus pais não tinham condições de me sustentar por muito mais tempo, suficiente para que eu concluísse um mestrado, por exemplo.

 

Foi quando meu irmão, concurseiro já a algum tempo, sugeriu que eu começasse a estudar pra concursos. O intuito era que mais ou menos 1 ano e meio ou 2 mais a frente ( tempo em que eu concluiria o curso) eu conseguisse passar em algum. Isso me possibilitaria decidir com calma o futuro, pela estabilidade que o emprego público ainda nos garante, e me sustentaria enquanto continuaria estudando pra concursos na minha área de formação.

 

Fale um pouco de sua trajetória nos concursos públicos:

 

Sem contar com meus anos de vestibulares para Medicina, três ao todo, quando consegui ser aprovada na UFPB e na UFCG, ambas na segunda chamada, respectivamente em 109º e 116º lugares, o 6º concurso público do Ministério Público da União foi meu único certame realizado, minha única aprovação, 3º lugar.

 

Qual a sua metodologia de estudo?

 

Durante os anos que prestei vestibular, aprendi a resolver questões. Durante o curso de medicina aprendi a estudar muito, muitos assuntos e em pouco tempo, além de treinar memória fotográfica essencial na maioria das disciplinas do curso. Quando comecei a estudar para o MPU já havia saído o edital há alguns dias, tinha pela frente mais ou menos 3 meses até a prova.

 

Então a metodologia estudar através de cursos de questões voltados especificamente para esse concurso e só ir a livros textos ou materiais mais completos em caso de dúvidas não esclarecidas, ou em matérias que eu não tinha idéia do que se tratava. Dediquei praticamente todo meu tempo livre durante esses 3 meses ao concurso, algumas madrugadas, até está resolvendo uma boa quantidade de questões com segurança.



Algumas dicas e conselhos que você acha interessante para quem está se preparando para um concurso público:

Primeiro, determinar-se. Não procurar obstáculos e desculpas, pois sempre irão existir. Depois saber o quanto você pode dedicar da sua vida a este objetivo, pois cada um tem compromissos singulares, vidas singulares. O importante é que seja o quanto for você dê o máximo que pode de si, daquele jeito que a consciência fica tranquila. Reservar tempo pra saúde da mente, pois ninguém é de ferro. Escolher bons materiais, bons cursos, não ter pena de fazer investimentos. Não desistir com resultados ruins, mas aprender com eles. Persistir sempre!

Approved Empreendimentos Digitais

CNPJ: 26.835.989/0001-­47

Suporte: contato@fuiaprovado.com

Termos de Uso  |  Política de Privacidade